Blog
Atualizado em 09/08/2022
O cartão de crédito é uma ferramenta repleta de funcionalidades, seja ele para uso pessoal ou corporativo. Contudo, quando falamos no cartão de crédito corporativo, é preciso tomar alguns cuidados ao adotar.
A ferramenta é interessante para centralizar contas, além de possibilitar analisar os gastos com transparência e promover o rápido reembolso. Mas é preciso, principalmente, tomar cuidado para não extrapolar o orçamento mensal e ter pontualidade nos pagamentos.
Para te ajudar, a Soma separou 5 cuidados que sua empresa deve ter ao adotar o cartão de crédito corporativo.
Boa leitura!
1. Use a ferramenta de forma adequada
O cartão de crédito corporativo apresenta uma série de vantagens para as empresas, mas com tantas comodidades, alguns problemas podem surgir. O primeiro deles é extrapolar o orçamento estabelecido e depois precisar arcar com contas que fogem ao planejamento da empresa.
Gastos inesperados são fruto do uso inadequado da ferramenta. Além disso, pode ser um problema que surge com a inexistência de um teto de gastos. Portanto, use a ferramenta de forma adequada, estabelecendo um valor máximo para os gastos, além de fiscalizar os pagamentos realizados com o cartão.
2. Tenha pontualidade nos pagamentos
As taxas em caso de inadimplência com o cartão de crédito costumam ser bastante altas. Tanto para pessoas físicas, como para CNPJ, deixar de pagar a fatura ou atrasá-la gera multas e taxas, que certamente você deseja evitar, não é mesmo?
Portanto, é fundamental conferir a data de fechamento da fatura para garantir que os gastos estão dentro do esperado. Além disso, cheque sempre a data de vencimento para honrar o pagamento. Em casos em que há mais de um cartão, é interessante que todas as faturas tenham a mesma data de vencimento para facilitar o pagamento.
3. Defina regras para usá-lo
Ter uma política de uso do cartão de crédito corporativo é fundamental para controlar os gastos. Por mais que a fatura mostre onde cada compra foi realizada, o que facilita a transparência, nada impede que seja utilizado para finalidades não estabelecidas pela empresa.
Portanto, estabeleça uma política de uso clara para o cartão e disponibilize para o acesso dos colaboradores. E além das regras, fiscalize de perto os gastos, garantindo que nenhum pagamento foi realizado de forma indiscriminada.
4. Guarde os recibos
Os recibos são interessantes, pois permitem verificar o valor gasto, onde, quando e por quem. Assim, é mais fácil conseguir fiscalizar o uso do cartão e verificar se está dentro da política de uso. Além disso, ter os recibos evita que cobranças indevidas sejam feitas, algo que infelizmente, é bastante comum quando falamos em cartão de crédito.
5. Concilie os cartões com a contabilidade
Para ter mais controle, invista na conciliação dos cartões de crédito com a contabilidade. A ferramenta permite que os gastos sejam ainda mais transparentes, disponíveis para o acesso dos responsáveis pela nuvem, além de garantir que as faturas estejam sempre em dia.
Terceirizar seu setor financeiro garante que você tenha mais controle das contas, além de ter mais tempo para verificar de perto se as políticas de uso da empresa estão sendo seguidas.
Confira agora todos os serviços da Soma 360° e fale com um especialista para achar a solução ideal para seu negócio!