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Atualizado em 25/11/2022
Muitas empresas sofrem com o processo de realizar novas contratações e substituições de colaboradores que deixam seus cargos sem aviso prévio, o que pode afetar a operação de inúmeras maneiras.
Assim, surge a estratégia do plano de sucessã o que pode ajudar a evitar esses problemas, garantindo que os próximos passos já estejam planejados. Confira abaixo como funciona, sua importância e como implantar na empresa!
O que é um plano de sucessão?
O plano de sucessão funciona como um planejamento interno onde o departamento de recursos humanos junto a gestores identificam e desenvolvem pessoas específicas para que elas possam assumir certos cargos estratégicos dentro de um negócio caso haja a necessidade.
Esse processo não só contribui para o melhor funcionamento do negócio, como valoriza seu capital humano, aproveitando talentos internos em vez de passar pelo complexo processo de buscar novos profissionais, treiná-los para depois obter a performance adequada.
Um plano de sucessão bem estruturado vai identificar quais as habilidades, conhecimentos e outros requisitos que essas pessoas precisam ter para assumir certos cargos, oferecendo até mesmo treinamentos e preparações quando necessário.
Essa estratégia garante a continuidade dos interesses do negócio, mantendo sua relevância no meio onde atua e reduzindo riscos do processo de troca de profissionais em meio à operação, projetos vigentes e outros processos corriqueiros nas empresas.
Importância em criar um plano de sucessão
Ao definir um plano de sucessão, as empresas conseguem enfrentar as incertezas do mercado com maior tranquilidade, garantindo que os objetivos e o propósito do negócio sejam cumpridos de forma contínua e preparada para os desafios recorrentes.
Os cargos que desenvolvem competências essenciais para confrontar os desafios críticos garantem uma melhor resposta aos desafios e entraves que podem prejudicar o propósito da organização.
Ao observar os diferentes cenários competitivos que podem surgir, o negócio foca em orientar e preparar essas pessoas para executarem as estratégias necessárias nos diferentes cenários, garantindo sua sobrevivência ao longo do tempo e entre mudanças de colaboradores que possam ocorrer.
Como implantar um plano de sucessão
O início da implantação de um plano de sucessão deve considerar as expectativas da diretoria, sócios e acionistas, podendo assim identificar os propósitos, metas e outros indicadores que asseguram a empresa.
Depois desse alinhamento, gestores e o departamento de recursos humanos devem levantar quais as funções críticas que mais impactam no desempenho e funcionamento da empresa, entendendo as habilidades necessárias para desempenhá-las.
Depois dessa etapa, são analisados os talentos internos disponíveis que podem substituir esses colaboradores caso necessário. Também deve ser considerada a capacitação que possuem, utilizando de determinados critérios pré-definidos para analisar sua capacidade.
Caso necessário, podem ser oferecidas capacitações e treinamentos prévios que preparem esses talentos para possíveis futuras substituições.