Blog
Atualizado em 09/01/2023
Entender o que é ESG e como aplicá-lo em sua empresa, é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Com isso, você tem a oportunidade de adequar a sua empresa às necessidades atuais, e ainda conseguir destacar lucro com essa mudança.
Porém, para que isso aconteça, é preciso entender o seu conceito, além de saber como colocá-lo em prática. E isso nós vamos te apresentar no artigo a seguir, onde contém tudo o que você precisa para conseguir se aproveitar mais das práticas de ESG.
Confira!
Como funciona o ESG?
Antes de tudo, é preciso entender o que é ESG, que nada mais é do que um conjunto de boas práticas empresariais. Porém, aqui, o foco é fazer com que o crescimento econômico seja aliado do equilíbrio ambiental, pois o seu negócio precisa ser sustentável.
Ou seja, é preciso aliar o bom desempenho com uma ação voltada para a preservação do meio ambiente. Além disso, o impacto social que a sua empresa tem na comunidade ao redor também não pode ser ignorado dentro do ESG.
Em todo caso, a sigla ESG abarca três princípios principais, sendo eles os seguintes:
- Environmental (meio ambiente): aqui o objetivo é identificar qual é o impacto ambiental da sua empresa, para conseguir traçar um plano para diminuí-lo;
- Social: quais os impactos sociais da sua empresa na comunidade, como ela beneficia a sociedade, que causas ela apoia;
- Governance (governança): a transparência das suas contas, a gestão responsável do seu negócio para conseguir alcançar os outros objetivos.
Como implementar o ESG na sua empresa?
Não existe um passo a passo específico para implementar o ESG na sua empresa, pois cada negócio tem suas particularidades. Porém, geralmente, a primeira etapa é conhecer os 17 ODS da ONU, que visam diminuir o impacto ambiental no meio ambiente.
Além disso, também falam sobre os empreendimentos como ferramentas de diminuição de pobreza e fome. De toda forma, conseguir adequar a sua empresa a esses objetivos é uma forma de fazer com que o ESG seja alcançado e se torne um diferencial do seu negócio.
Em todo caso, em boa parte das vezes, essas soluções são caras, e exigem a contratação de profissionais capacitados. Por mais que seja possível aproveitar vantagens depois, ainda assim, a sua implementação acaba custando caro para os cofres empresariais.
Como as finanças se relacionam com essa área?
Agora que já vimos o que é ESG, e como aplicar em sua empresa, vamos falar sobre as finanças nesse meio. Como dissemos, as soluções para fazer esse conceito se tornar realidade não são baixas, e por isso, é necessário se organizar financeiramente.
Analisar quanto de dinheiro realmente se tem, e quanto pode ser investido sem te prejudicar, é o básico aqui. É preciso que a transformação do seu negócio passe também pelo setor financeiro, pois é ele quem faz a sua empresa funcionar.
De toda forma, contar com especialistas nesse sentido é essencial, afinal, eles sabem como tornar os seus objetivos mais viáveis. Por esse motivo, a terceirização do setor financeiro, para profissionais capacitados da área, pode ser o caminho mais fácil.
E se você tem interesse em contar com os melhores profissionais ao seu lado, não deixe de acessar nosso site para conhecer os nossos serviços!