E-mail

contato@soma360.com.br

 Telefone

(11) 93058-5683

 Horário de Funcionamento

Das 09h às 18h

 E-mail

contato@soma360.com.br

 Telefone

(11) 93058-5683

 Horário de Funcionamento

Das 09h às 18h

 E-mail

contato@soma360.com.br

 Telefone

(11) 93058-5683

 Horário de Funcionamento

Das 09h às 18h

Blog

O que uma empresa precisa para ser ESG?

O que uma empresa precisa para ser ESG?

Atualizado em 15/02/2023

A sigla ESG tem origem no termo em inglês Environmental, Social and Governance, e busca levar ao ambiente empresarial estratégias que demonstrem o comprometimento com o mercado, mas respeitando o meio ambiente, desenvolvimento social e com práticas de governança.

Mais do que uma tendência do mundo corporativo, a aplicação de estratégias ESG é uma oportunidade de adequar a sua empresa às necessidades de desenvolvimento seguro e sustentável.

Para alguns empresários, o conceito parece fácil de compreender, entretanto, o que sua empresa precisa para ser ESG?

Acompanhe o texto até o final para entender de que forma transformar a sua empresa em um ambiente ESG.

Afinal, o que é ESG?

De modo geral, ESG representa um conjunto de práticas que demonstram o caráter sustentável, consciente e de gestão adequada de uma empresa. Os gestores devem trabalhar na aplicação de estratégias específicas que demonstrem o desempenho sustentável dos negócios.

As práticas ESG trazem à tona a discussão sobre o que de fato é uma empresa sustentável, ou viável para investimentos.

O empreendimento deve se posicionar a favor de impactos sociais e ambientais positivos, através de gestão aprimorada. Dessa forma, torna-se igualmente atraente para novos investidores ao demonstrar que lucro e respeito socioambiental podem andar juntos.

Em nosso blog você encontra mais informações sobre o conceito de ESG.

Qual a importância de ser ESG?

Redução de custos

A melhor gestão e administração de recursos reflete na redução de custos e no uso mais eficiente dos recursos à disposição. Além disso, torna-se mais atraente para investidores graças ao compromisso social e ambiental com uma gestão de alto padrão.

Branding

A construção de uma marca depende de diversos fatores. Ao se posicionar no mercado como um empreendimento comprometido com o desenvolvimento social, ambiental e práticas de governança, a empresa se destaca aos olhos de outros empresários e consumidores.

Competitividade

A implementação de práticas ESG também contribui para a competitividade do mercado. Essas empresas tendem a ser mais atraentes para novos talentos, investidores e clientes que passam a confiar nas estratégias operacionais e de gestão aplicadas.

Como uma empresa pode se tornar ESG?

A sua empresa precisa de estratégias claras que refletem o caráter social, ambiental e de governança do ESG, entre elas:

Uso racional de recursos naturais;
Preservação da biodiversidade;
Zerar desperdícios;
Oferecer melhores condições de trabalho;
Promover inclusão e diversidade no ambiente corporativo;
Respeitar os direitos humanos;
Prezar pela segurança, privacidade e respeito aos dados pessoais de colaboradores e clientes;
Atuação na comunidade em que está inserida;
Prevenir casos de assédio, preconceito e discriminação;
Promover transparência fiscal;
Remunerar os colaboradores de maneira justa.

Para desenvolver essas práticas é preciso comprometimento e compreensão dos amplos reflexos das estratégias sociais, ambientais e de governança para os negócios.

As estratégias ESG devem ser aplicadas ao setor financeiro. A disponibilidade de valores é primordial para investir em maquinário menos poluente, melhorar a remuneração dos colaboradores ou até mesmo promover eventos na comunidade.

A análise financeira permitirá alinhar as expectativas da gestão às possibilidades operacionais.

Para essas e outras soluções para o seu negócio, conheça a Soma 360° e fale com um de nossos especialistas.